segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Desafio do Cenário Escolar para o Profissional da Psicologia: por onde Começar?

 Até pouco tempo o lugar do psicólogo era nos consultórios particulares e em hospitais, nas mediações dos ambulatórios de saúde mental, sendo subordinado da Psiquiatria. Mas tudo isso nos possibilitou oportunidades para a reflexão sobre conceitos e os modos alternativos de inserção do psicólogo.
É necessário um esclarecimento sobre como o estagiário pode estar agindo na instituição e o supervisor deve conversar com esta instituição e propiciar esclarecimentos da função deste estagiário, buscando um consenso entre os profissionais e a instituição para que nesta haja abertura para a apresentação das idéias e sugestões dos estagiários para possíveis aplicações das ações no ambiente escolar, passando a serem participantes ativos do ambiente.
Os estagiários, no período em que estiverem na instituição, deverão buscar observar e identificar as necessidades da escola e propor intervenções junto aos professores e direção para melhorar o ambiente de trabalho, fazendo uso das ferramentas de um programa de intervenção, esclarecendo as pessoas de que os resultados dependerão do apoio de todos e de que eles poderão surgir a médio ou em longo prazo.
Um ponto a ser discutido é o sentimento de despreparo que o estagiário pode manifestar diante da instituição escolar e de situações que surgirem. Este sentimento pode se manifestar devido à falta de contato prático com as situações em um ambiente profissional. Desta forma, o estagiário deverá se aperfeiçoar de acordo com a necessidade e/ou buscar apoio de seu supervisor.
Portanto, será com o embasamento teórico que ele conseguirá ter eficiência em suas práticas, mas contando também que a prática irá lhe propiciar muitos conhecimentos, que só seriam aprendidos desta forma.
O profissional deve saber os elementos constituintes dos sistemas da educação. Deve ter a capacidade de poder trabalhar em equipe e visualizar a instituição como sendo única em relação a outras.
Para realizar um processo interventivo os estagiários devem receber um acompanhamento de um supervisor e buscarem juntamente com este, um preparo para aplicarem suas ações de forma calculada e eficaz, com o objetivo de ajudar a instituição.
A distância entre teoria e prática ainda é muito grande. A própria teoria possui pouca prática, já na prática possui considerável teoria. Quando saímos das universidades e nos tornamos profissionais, saímos com um bom embasamento teórico, portando várias habilidades em nosso currículo, mas e na prática, será que temos toda essa informação e habilidade? Por mais que tenhamos que aprender na prática, a base para ela devemos aprender nas faculdades e universidades por mais que as situações sejam únicas.
Sabemos e temos noção da integralidade das pessoas e também sabemos que as necessidades de que as pessoas têm são bem mais amplas do que as propostas feitas pelas técnicas teóricas, por isso da necessidade de articulação das faculdades e universidades entre a vivência do profissional, o conhecimento que a ele foi passado e o conhecimento que foi adquirido na prática profissional.

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