sexta-feira, 15 de junho de 2012

Processo de Identificação


O que vem a ser identidade? Quem somos? De onde viemos? Onde vivemos? Será nossa personalidade? Perguntas estas que podem nos ajudar a responder sobre nossa identidade e que somente cada um de nós possui a resposta.
Identidade é um tema de pesquisa para muitas pessoas, cientistas, filósofos e sociólogos principalmente, pois, todos na sociedade possuem uma identidade e o outro que possui uma identidade vai se refletir diretamente na minha e a minha na dele.
Deparamos-nos constantemente com as identidades dos outros, pessoas que achamos conhecer e em alguns momentos podemos nos surpreender, e podemos chamar assim de identidade oculta.
Com um olhar critico sobre os programas de TV podemos observar muitos conhecimentos sobre identidade do outro, saber identificar muitas ações e acontecimentos, mas volto a afirmar que devemos ter um olhar critico, pois, a TV pode corromper a opinião de seus telespectadores.
Desde o inicio de nossa vida vamos construindo e modelando nossa identidade. Somos nossos próprios narradores e personagens e influenciamos a identidade dos outros e somos influenciados.
Sofremos muito com as identidades ocultas das pessoas que nos rodeiam, pois, não conhecemos as pessoas na realidade, assim estaremos conhecendo algumas máscaras que vestimos e vestem se escondendo na ocultação.
Identidade esta em constante metamorfose, e algumas destas mudanças são previsíveis e influenciadas pelas condições sociais e valores pessoais.
Será que vocações têm ligação com a metamorfose da identidade? Cada um de nós tem a capacidade de responder a esta questão, uns podem responder afirmativa e outros negativamente.
Todas as pessoas sem distinção possuem identidades, até mesmo os loucos. Mas existe a necessidade de que aja espaço para o desenvolvimento desta identidade permitindo assim que aflore essa diferença ou igualdade e não permitir que fique sufocado por causa de ideais de outras pessoas que os rodeiam.
Identidade são informações práticas significativas que compartilhamos com outros indivíduos na sua singularidade. Identidade é ser diferente e igual ao mesmo tempo.
Vamos nos conhecendo a partir do momento em eu vamos conhecendo o outro, sua história, suas tradições, normas e interesses que estão inseridos em um determinado grupo social no qual faço parte e é pela ação que vou produzindo que vou me tornar algo.
Podemos chamar a identidade de processo de identificação que tem como base nos fenômenos sociais e não naturais. Mas não podemos nos fixar unicamente nos fenômenos sociais para caracterizar a identidade, devemos ter também um olhar introspectivo.
Seria um erro se fossemos tentar saber sobre a identidade de um individuo se não levássemos em consideração os elementos biológicos, psicológicos e sociais, pois, são esses elementos em grande parte que darão origem às características e consolidação da identidade.
Mesmo sem saber nós nascemos com uma identidade social, vinculado a nossa existência, pois, adotamos imediatamente papéis, junto à sociedade, passamos a ser filho de uma determinada família e apenas incorporamos esta identidade social familiar, que nossos familiares já possuem. Para que essa identidade social se concretize, precisamos nos relacionar para confirmar essa representação.
Esta identidade filial que assumimos quando nascemos, nós não conquistamos e sim é nos dada. Apenas damos certa continuação na representação familiar, pois, é um continuo processo de identificação. Com o passar dos anos, os filhos irão crescer e levarão consigo esta identidade que estará sendo modernizada, atualizada conforme o avanço da sociedade.
Vamos assumindo papéis na sociedade, e esta posição que tomamos nos garante uma nova identidade social que me torno conhecido. Existem identidades que nos são dadas e outras que vamos conquistando. Identidades que não desaparecem, pois, uma identidade servira de base para a construção de outra por isso é difícil dizer qual a origem de cada uma por que estamos em constante processo de socialização e nos relacionamos constantemente.
Mesmo possuindo uma identidade própria temos que seguir normas sociais para que esta estrutura continue se estabelecendo e não se corrompa, dessa maneira afirmando que este tipo de papel social que nos identifica nos é dado e não conquistado.
Este caráter chamado identidade vem de uma história de produção humana que foi se desenvolvendo juntamente com as possibilidades dos homens formando a sociedade e afirmando que a substância humana não é um ser isolado, pois, sua natureza é viver em humanidade, em grupos.
A cada instante que faço parte da sociedade, através de ações e vivências, vou construindo e faço parte de mim-mesmo. Nossa identidade se concretiza ao redor da multiplicidade. Em nosso interior está oculto muitas faces que um dia irão desabrochar como uma flor, que um dia foi semente, cresceu e ser transformou assumindo uma função na natureza. Assim somos nós, nascemos como semente e devemos crescer e nos socializar para desenvolvermos e assumirmos nossa identidade e os diversos papéis.
Com o nascimento de um ser humano, desde aquele instante ele passa a ser sociável e irá ser assim até o seu fim. É impossível ele deixar de ser um humano social, por que faz parte de sua história.
Sociedade e identidade não são as mesmas coisas, mas interagem juntas, se completam, pois, uma forma a outra. O individuo deve se reconhecer dentro da sociedade para se constituir um ser humano e reconhecer os outros também como seres humanos para fazer parte de uma existência e constituir uma história.
Assim como você, também possuo uma identidade que foi se concretizando com a somação de experiências vivenciadas. Momentos em que vivi sozinho ou em grupo, com minha família e o circulo de amigos.
Possuímos algumas identidades, assim como possuímos mascaras que vestimos em diversos momentos do dia-a-dia e que irão se formar aos poucos juntamente com o desenvolvimento de cada um.
Nós precisamos do outro para nos identificarmos, por que não conquistamos uma identidade sozinhos, necessitamos nos relacionar para que ocorra este processo de identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário